BLOKE explora “Black Tax” no Portugal Fashion

Partilhar:

 

A tarde de quarta-feira trouxe a apresentação da coleção “Black Tax” da BLOKE ao Porto, graças à colaboração do Portugal Fashion com a plataforma Creative Africa Nexus (CANEX). A marca, fundada em 2015 pelo designer nigeriano Faith Oluwajimi, encontra-se atualmente entre os semi-finalistas do LVMH Prize 2023, sendo a única representante do continente africano e da sua diáspora.

O designer, que até se formou no ensino superior em agricultura, trocou o seu plano inicial pela moda no ano de finalista, desenvolvendo os seus skills técnicos e de desenho com muitas horas de YouTube e e-books. O percurso de Oluwajimi trouxe à BLOKE uma linguagem de desenho contemporâneo que se reflete em peças artísticas sui generis, explorando uma noção distinta de luxo em que cada lançamento mantém um propósito funcional, mas também de coleção. A isso tudo juntam-se os esforços de desenvolvimento local da BLOKE, que recorre a artesãos e tecidos oriundos de Lagos e outras comunidades nigerianas, numa luta pela preservação das técnicas e artesanato tradicionais e que acaba também por criar mais emprego e oportunidades a nível local. Esta filosofia traz à marca aspetos e detalhes que são sintomáticos de uma abordagem única, como os botões – todos eles fabricados artesanalmente com casca de coco.

Nesta coleção, Faith Oluwajimi explora o fenómeno conhecido como “Black Tax”: o fardo adicional em famílias negras que atingiram sucesso e uma posição económica estável, mas que apoiam financeiramente familiares com menos condições, o que dificulta ou impossibilita a geração de riqueza e património familiar.