Virgil Abloh e Mercedes-Benz assinam um “G-Class” único

Partilhar:

 

O “Project Geländewagen” – uma colaboração inédita entre a Mercedes-Benz e Virgil Abloh – já vinha criando uma boa dose de expectativas desde julho, mas só agora foi oficialmente desvelado. Em conjunto com Gorden Wagener, homem-forte do design da Mercedes, Abloh assina uma reinterpretação artística do icónico G-Class, celebrando o 40º aniversário do modelo.

Tanto Abloh como Wagener têm o G-Class como carro de eleição, e foi a partir dessa experiência pessoal que procuraram olhar o todo-o-terreno sob novos ângulos. Mantém-se o luxo, mas afastado da habitual estética polida, optando antes por uma abordagem mais crua. O exterior do carro surge num branco clean, que enfatiza a silhueta do modelo, mas a pintura é aplainada à mão, criando um efeito artesanal e imperfeito, com padrões únicos. Os espelhos retrovisores e o pára-choques também desaparecem, enquanto que o corpo do carro surge mais baixo e alargado, com os pneus exageradamente grandes.

Abloh aproveitou para falar do desafio de reinterpretar um modelo icónico, explicando a sua “regra dos três”: “um objeto existente só precisa de ser alterado em 3% para se tornar em algo novo, percecionado de forma diferente pelo mundo”. Já Wagener enfatizou o objetivo de “criar algo único que represente o futuro do luxo”, descrevendo a abordagem ao G-Class como um stripping down, retirando o que não é essencial e redesenhando fronteiras – afirmou mesmo que “é mais difícil subtrair do que acrescentar”.

O carro colaborativo é uma peça de design única, mas uma réplica vai a leilão no evento Contemporary Curated da Sotheby’s, com os lucros a reverterem inteiramente para um projeto de caridade que apoia comunidades criativas.