A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Vans Era: de skaters para skaters

Partilhas

Fundada nos anos 60, a Vans não demorou a acumular popularidade entre skaters, muito graças à durabilidade dos seus modelos e às solas especialmente aderentes.

Em 1976, a marca decidiu abraçar esse mercado, e convidou Tony Alva e Stacy Peralta – skaters dos Z-Boys, mítica team californiana – para desenharem as primeiras sapatilhas “para skateboarders, por skateboarders”.

Tony Alva

Nasciam assim as Vans Era, originalmente Vans #95, que se tornariam um staple da cultura jovem – populares entre skaters, surfistas, e até entre um crowd mais artístico, um sinónimo de expressão criativa.

Desde então, as Era foram alvo de constantes reinterpretações, servindo mesmo de inspiração para modelos como as Slip-On. Nesta temporada, a Vans prepara-se para continuar a celebrar essa herança, explorando novos materiais e tecnologias, com a sapatilha clássica a marcar presença em três cápsulas diferentes: o Chenille, o Japanese, e o Animal Pack.

A primeira proposta, incluída no “Chenille Pack”, bebe inspiração na gama “Inside Out” lançada na estação passada, e é tudo aquilo que se espera de uma releitura de uma sapatilha clássica: à desconstrução juntam-se detalhes tridimensionais, além de uma panóplia de técnicas únicas e de materiais expostos, com a ênfase no tecido de froco anunciada pelo nome. As Era surgem aqui numa versão monocromática em “off-white”, que aproveita o relevo para evocar o clássico padrão checkerboard – o mesmo padrão que surge no calcanhar, cozido à mão, em tons de rosa claro.

A exploração material continua no “Animal Pack”, onde o upper do modelo é elevado por uma construção em suede com textura snakeskin, disponível em preto e em branco. Já a entressola surge em branco nas duas versões, e ameaça roubar a spotlight com uma vistosa plataforma, que afasta definitivamente as Era das suas origens nos half-pipes.

O terceiro lançamento, as “Japanese”, reedita um tratamento dado às Sk8-Hi em 2018. O upper, construído em suede, conjuga painéis pretos com o icónico padrão checkerboard – e há um segundo colorway half-half, com um painel interior em vermelho. O destaque, contudo, vai para os bordados com a assinatura da “Vans” escrita num vistoso Katakana japonês, que se repete na entressola.

Mas a evolução não foi só estética, a Vans revitalizou também as Era com a introdução da tecnologia ComfyCush – podemos esperar novos modelos com uma sola almofadada, construída em espuma e borracha, que promete combinar um conforto acrescido com a clássica aderência que deu início a toda esta história.

Descobre mais sobre as novas versões das Vans Era em vans.pt.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *