A colaboração não é nova – a ligação de Stella McCartney à adidas remonta a 2005 – mas é uma notícia significativa. Em mais um piscar de olhos da indústria ao emergente mercado vegan (recorde-se, por exemplo, o lançamento das Air Max 97/1 Sean Wotherspoon no início do ano), chegam-nos estas Stella Stan Smith, um twist elegante e subtil no modelo clássico – e nos últimos anos quase hegemónico na cena streetwear.
A principal diferença está, claro, contida na premissa: o habitual cabedal é substituído por uma alternativa leather-free. Também as três riscas desaparecem, dando lugar a uma linha de pequenas estrelas, e o inconfundível heel verde passa a preto, sob o qual encontramos um acabamento em bordô e azul. Por fim, o retrato do próprio Stan Smith mantém a presença na tongue direita, mas ganha agora a companhia da estilista britânica no pé contrário.
O modelo, inteiramente alinhado com a filosofia cruelty-free da filha do ex-Beatle – que exclui couro, peles, pêlo e penas de todas as suas criações -, tem data de lançamento marcada para 10 de Setembro, tamanhos de homem e mulher anunciados, e preço estabelecido nos 325 dólares.