Quem diz que a street art não tem lugar no plano digital? A “Quarantine Gallery” é uma exposição online, organizada pelo artista e curador Xavi Ceerre, que nos leva pelas ruas de Wuhan na China (lugar originário do vírus Covid-19) – um projecto inovador que tem como ponto de partida a redefinição do espaço público de que actualmente estamos todos interditos.
Através da ferramenta do Google Street View, Ceerre divide esta intervenção cultural em três zonas distintas: uma vista aérea da cidade, uma das suas estações de comboio, e o mercado onde teve origem a infecção desta estirpe d coronavírus. Com um carácter interactivo, a exposição fornece-nos uma visão do espaço em panoramas de 360º, uma forma simbólica de nos sentirmos no seio da província chinesa.
Ao longo do passeio virtual encontraremos espalhadas pelas ruas de Wuhan cerca de 45 obras de 27 artistas dinamarqueses, espanhóis e catalães, franceses, suíços, holandeses e alemães, que exploram as mais diferentes formas de expressão artísticas – da fotografia à arte plástica, da escultura à street art. Amaya Suberviola, Rosh:., Sascha Missfeldt, Yeper, Mikel Ruiz Pajenaute aka CosasdeParanoia, Idir Davine, Josep Maynou, Teo Konukhov e o próprio curador Xavi Ceerre são alguns dos nomes com contribuições para a exposição. Já quanto à plataforma digital per se, podemos contar com uma linguagem gráfica e crua programada por Jaume Pericás aka Plata e desenhada por Mauro Pascual da Infracomm.lol.
Além da promoção de artistas emergentes no panorama artístico underground europeu, este projeto pretende acima de tudo levantar questões sobre como manter o contacto com outros artistas, e consequente ação expositivas, nos tempos que vivemos. Sendo a Internet, durante o vigente isolamento, a única ferramenta que possuímos atualmente para agilizar quase todos os aspectos da nossa vida, cria-se assim um exercício que Ceerre descreve como “brutalismo web”.
A exposição manter-se-á activa até ao final da quarentena, não excluindo a possibilidade de serem acrescentadas novas obras de diferentes artistas. Quando terminar, a plataforma será desconectada. Parece-nos um bom plano para quem quiser passar a tarde a descobrir novos artistas e projetos alternativos: podem dar uma vista de olhos na plataforma de Xavi Ceerre.