Depois de ter sido anunciado como novo diretor criativo da Givenchy, Matthew M. Williams – conhecido como a força criativa por trás da 1017 ALYX 9SM – assina a sua primeira coleção para a casa de luxo francesa. As propostas para a primavera/verão de 2021, desenvolvidas apenas em dois meses no decurso da quarentena, exploram um “fluxo de consciência” de Williams.
O designer explicou o imperativo de combinar o arrojo concetual com o lado humano de quem veste as peças, descrevendo o desafio de “encontrar a humanidade no meio do luxo”. Com propostas para homem e mulher, Williams aproveitou ainda assim para explorar as ambiguidades de género; isso mesmo está evidente no foco em joalharia e acessórios, em especial no “Lover’s Lock”, uma peça inspirada pela Pont des Arts em Paris, conhecida como a “ponte dos cadeados”.
Este elemento funcional e pragmático, central no trabalho de Williams, surge em equilíbrio com a elegância da Givenchy. Há várias peças construídas em materiais técnicos, empregues tanto em designs clássicos como extravagantes – outerwear em tecido otomano, por exemplo, gangas com tratamentos técnicos, ou peças formais em tafetá -, que apontam a uma reinterpretação da tradição.
Por fim, e porque as malas não podiam faltar, Williams dá um novo twist à icónica mala Antigona, e assina também dois novos modelos unissexo, inspirados nos arquivos da Givenchy.
Acima podem espreitar o lookbook da coleção da Givenchy SS21, com fotografia de Heji Shin.