Fotografia: Ana Luísa Madeira para contracoutura
Um dos maiores nomes da moda Inglesa volta a mostrar a sua coleção na London Fashion Week depois de uma longa ausência.
A apresentação decorreu na Chaterhouse, um palacete do século XIV. No-rés-do chão os convidados eram recebidos com comida e bebida enquanto no primeiro andar modelos vestiam a coleção de Sarah Burton, atual diretora criativa de Alexander McQueen, posando para quem quisesse fotografar os looks, ao som de um pianista que completava o ambiente.
Culminando em 31 conjuntos com predominância de tailoring, “artworks” com cores vivas e detalhes clássicos, podemos ver como a identidade da marca estabelecida por McQueen agora se combina com a sensibilidade e delicadeza de Sarah Burton. Para tal foram usados tecidos vindos dos moinhos do Norte de Inglaterra, matérias que foram upcycled de coleções passadas, pinturas feitas à mão nos estúdios da marca e muita experimentação sobre as silhuetas clássicas, que a designer considera ser a base do que vestimos.
A coleção masculina da temporada primavera/verão 2020 acaba por referenciar a coleção de mulher que a marca apresentou na temporada passada. É possível observar diversos paralelismos entre as duas, criando-se uma linha de pensamento estético que constrói a complementariedade das mesmas, e trazendo ao de cima a inspiração para ambas do tempo passado com Lee McQueen no Japão nos anos 90, quando procuravam matérias primas para as suas coleções.