A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Música

Hip Hop português domina singles mais vendidos em 2019

Partilhas

Fotografia: Pluma

A AudioGest revelou um relatório com os números do mercado de música nacional em 2019, e os resultados não serão surpreendentes para quem tem acompanhado de perto a evolução do rap português. O hip hop tem a hegemonia do top 10 de singles mais vendidos e streamed no ano passado, mas os números contam também a história de um desfazamento entre o público e os meios “tradicionais”.

A lista das músicas mais vendidas é encabeçada por “Bairro”, dos Wet Bed Gang, imediatamente seguida por “Tou Bem”, de Profjam – sem surpresa, dado o impacto dos dois lançamentos. Também Plutónio está duplamente presente na lista, com “1 de Abril” e “Meu Deus”, mais um testemunho dos números impressionantes do rapper luso-moçambicano. Há ainda espaço neste top 10 para Julinho e a sua “Sentimento Safari”, um estrondoso cartão de visita do newcomer.

Estranhamente (ou talvez não), o airplay não reflete este hegemonia. Não há nem um single de rap português entre as dez músicas mais giradas na rádio – uma lista, de resto, inteiramente dominada por artistas internacionais.

O relatório confirma ainda uma tendência generalizada na forma como consumimos música: as receitas do streaming subiram 35%, representando agora 93% das receitas provenientes do mercado digital. As vendas físicas sofreram ainda mais com esta mudança, apesar de um aumento na procura por vinil – sintomático de uma valorização do objeto colecionável.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *