A LVMH, grupo empresarial que detém marcas como Louis Vuitton, Dior, Fendi, Givenchy e Celine, lançou recentemente uma marca de luxo em colaboração com Rihanna. A artista já tinha colaborado com o grupo quando lançou Fenty Beauty através da Kendo, uma subsidiaria da LVMH, e já tinha criado coleções de roupa e calçado, por exemplo com a Puma. Então porque é que a FENTY Maison é tão relevante?
Em primeiro lugar, porque desta vez a artista tem propriedade sobre a marca e é diretora criativa da mesma, não sendo só a cara da coleção ou a designer convidada. Em segundo lugar, por se tratar de uma jogada praticamente inédita por parte da LVMH, cujo modus operandi passa por adquirir marcas de luxo com tradição e anos de história, não sendo de todo habitual para o grupo criar marcas de raiz – a última vez que tal aconteceu foi em 1987 com Christian Lacroix. Em terceiro e último lugar, é a primeira vez que uma mulher não-caucasiana se encontra à frente de uma casa de luxo parisiense – algo que seria impensável há 182 anos quando a Hermès abriu as portas – o que demonstra a crescente representatividade e impacto da multiculturalidade na moda ocidental nas últimas décadas.
Rihanna launching Fenty w/ LVMH is symbolic of a seismic shift in how we view, sustain, and rewrite the canons of European prestige and history. We must understan the need to embrace new, global definitions of what constitutes prestige, history, and luxury ?
— YOON (@YOON_AMBUSH) May 11, 2019
A coleção engloba alfaiataria, peças em ganga, óculos-de-sol e alguns acessórios. Rihanna afirma ter-se inspirado em si mesma para a coleção, e ter dado especial importância a criar peças que façam as mulheres sentirem-se fortes e confiantes, sem descurar a qualidade e durabilidade do produto. Em termos de preços, variam entre os 200€ por uma t-shirt e os 1100€ por uma parka, com os óculos-de-sol a custarem 460€, o que são preços relativamente acessíveis em comparação com outras marcas do mesmo grupo.
De momento e até ao dia 2 de Junho está a decorrer uma Pop-Up da marca em Paris, onde se poderão conhecer e comprar as peças da primeira coleção, sendo que no dia 29 de maio é lançada a loja online. Prevê-se que até ao final do ano a marca chegue a 14 países na Europa, América e Ásia.
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