Faz hoje 40 anos que foi publicado o primeiro volume de Captain Tsubasa

Partilhar:

Cumpre-se hoje o 40º aniversário do lançamento do 1º Volume de Captain Tsubasa – ou “Os Campeões: Oliver e Benji” em Portugal. O manga que documenta a caminhada de Oliver Tsubasa pelo mundo do futebol é das obras mais impactantes a sair do Japão, fez várias gerações sonhar com as suas corridas intermináveis até à baliza, remates impossíveis e intensidade exacerbada que sempre foram imagem de marca.

Quando Yōichi Takahashi escreveu o primeiro capítulo da série em 1981, no Japão apenas se jogava futebol semi-profissional e o desporto nacional era o baseball. No entanto, a presença de Captain Tsubasa na revista Weekly Shōnen Jump catapultou o Desporto-Rei no país, e em menos de 20 anos criou-se a J-League, o Japão qualificou-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo de Futebol em 1998 e organizou outro em 2002 com a Coreia-do-Sul, e ainda venceu o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino em 2011. Hoje o país do sol-nascente partilha com a Coreia-do-Sul o domínio no futebol asiático.

E creditar Captain Tsubasa por uma larga fatia de responsabilidade no desenvolvimento do futebol no Japão não é exagerado. Hidetoshi Nakata, a primeira grande estrela do futebol japonês a nível global, revelou que foi a série que o levou a optar pelo futebol em detrimento do baseball, na época o principal desporto no país.


Mas não só no Japão se fez sentir esse impacto. “El Niño” Fernando Torres confessou que o seu amor pelo futebol nasceu das façanhas de Tsubasa, e que o seu sonho era ser como Oliver. Andrés Iniesta também nunca escondeu o seu amor por Captain Tsubasa, aparecendo frequentemente vestido com merchandise da série, e até fez questão de se encontrar com Takahashi quando se mudou para o Vissel Kobe. Lucas Podolski, outro fanático da série, fez a sua estreia na J-League com as suas chuteiras adidas F50 adiZero Samba personalizadas com as caras de Oliver Tsubasa e Mark Landers, tendo mais tarde feito a mesma coisa com as adidas X17.

A lista de estrelas inspiradas pela trabalho de Takahashi é interminável. Alexis Sanchez era um colecionador ávido da série, Del Piero era conhecido como Tsubasa durante a sua infância, Ozil foi atrás do número 10 porque queria ser Oliver, e Gattuso por sua vez era fã do mais discreto Ryo Ishizaki.

Mas a pegada de influência vai muito para lá daquilo que acontece dentro do campo, e o rap português é um exemplo disso. Benji Price inspirou-se no eterno guarda-redes da New Team, e tanto Yuzi como Tristany olharam à serie para dar o nome aos seus temas Tsubasa e Mark Landerz respetivamente.

São quatro décadas no imaginário de todos nós, mas a julgar pelas constantes colaborações com ligas, competições e seleções, provavelmente ficará muito mais.