Kim Jones tem operado uma revolução na Dior, desde que há ano e meio assumiu o leme criativo da marca francesa, o que se vem traduzindo em diferentes esforços colaborativos, e num derrubar de barreiras entre a alta costura e o streetwear. A própria rejeição de tais rótulos está agora evidente na coleção da Dior para a temporada de outono de 2020, que nos traz a colaboração com a Stüssy, anunciada na véspera da apresentação.
Jones, que aproveitou para professar o seu amor de adolescente pela clássica marca de streetwear, continuou a sua abordagem de trabalhar com um artista convidado em cada temporada, e tirou Shawn Stussy da reforma. O artista veterano, há mais de vinte anos afastado destas lides, ficou encarregue de reimaginar o logo da Dior através do seu “wave print”, o grafismo e caligrafia autoral que desenvolveu a preto e branco – competendo depois a Jones e à sua equipa atribuir aos desenhos uma paleta cromática.
As cores são, precisamente, uma boa porta de entrada para percebermos a inspiração por trás da coleção. Os hegemónicos tons pastel, e um certo caráter psicadélico, prestam tributo à arquitectura de Miami Beach, celebrando também a influência cubana na região. As coordenadas apontadas por Jones são, além disto, de reunião de influências estilísticas americanas e francesas, num piscar de olho aos interesses do próprio Christian Dior; isso mesmo fica patente na propostas da coleção, entre camisolas de malha, casacos, pólos e t-shirts. A isto somam-se acessórios como gravatas e joalharia, e até ganchos para cabelo, e uma impressionante seleção de calçado, cujo destaque serão umas loafers em cabedal. A concluir, encontramos em várias peças – de t-shirts a tote bags – uma abundância de bordados e de motivos florais, além de padrões de listas e axadrezados, com referências às origens californianas da Stüssy.
Não menos geradoras de hype foram as AirDior, de já aqui demos conta – um “take” nas Air Jordan 1, construídas a partir do mesmo cabedal usado nas icónicas malas da marca francesa, rematadas por um swoosh em jacquard. Tal como na colaboração com a Stüssy, o que testemunhamos é uma elevação a outros patamares de roupa que faz parte do imaginário adolescente (e adulto) de Jones.
O lançamento da coleção está agendado para 2020, e prometemos manter-vos a par.