Balenciaga traz-nos um sofá “sustentável”

Partilhar:

 

A Balenciaga acaba de anunciar uma peça peculiar: um sofá, adequadamente batizado de “Balenciaga Sofa”. Criado em colaboração com o artista nova-iorquino Harry Nuriev, o sofá surge-nos com uma evidente tónica na sustentabilidade: é inteiramente construído a partir de peças Balenciaga descartadas.

A escolha do sofá não é inocente – enquanto peça de mobiliário, assume um papel central na decoração das nossas casas, pelo que funciona assim como uma chamada de atenção para o desperdício de recursos. Encontramos assim um material transparente a envolver roupa com defeitos, ou que por algum motivo não pode ser vendida, além de restos de stock de coleções antigas da marca. O efeito é consolidado pela visibilidade do branding da Balenciaga: há um choque imediatamente em encontrarmos peças de uma marca de luxo reutilizadas neste contexto.

O sofá, que se pretende assim como uma proposta de reflexão sobre o impacto ambiental da moda, será desvelado a 3 de dezembro, na abertura da feira Design Miami.