Os tempos difíceis que vivemos coletivamente têm servido para notáveis demonstrações de solidariedade e empatia, que deixam a nu o quanto dependemos uns dos outros. É de um dos quadrantes mais afectados pela situação atual – os músicos, que, com o cancelamento de concertos, perderam a sua principal fonte de rendimento – que nos chega uma nova comprovação disso mesmo, através do Festival “Eu Fico Em Casa”.
A iniciativa, que decorrerá entre 17 e 22 de março, une artistas de géneros e gerações muito distintas. A partir do Instagram, cerca de uma centena de músicos portugueses voluntariaram-se para nos dar música durante meia hora, em streaming a partir das suas próprias casas. O cartaz, que podem espreitar acima, inclui nomes como Boss AC, Branko, Bispo, Mirai, Prodígio, Dj Ride, Agir, Capicua, Pedro Mafama, Stereossauro, Valas e Moullinex; e servirá também de oportunidade para os mais novos conhecerem o legado de artistas incontornáveis da história da música portuguesa, como é o caso de Fausto Bordalo Dias.
O que se pretende, claro, é que funcione como uma sensibilização da população para a importância do isolamento social, a única medida que sabemos ser eficaz contra a pandemia que por esta altura nos aflige. Ao mesmo tempo, servirá para nos entreter durante o período de quarentena, e relembra-nos também da situação frágil vivida pela maioria dos músicas nacionais.
Apontem na agenda: 17 a 22 de março, entre as 17h e as 23h30, em @festivaleuficoemcasa.