A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Moda

Alexandra Moura revela nova coleção “Nu mistura”

Partilhas

 

Alexandra Moura levantou o pano sobre a coleção para o outono/inverno de 2020, cuja apresentação estava planeada para o Portugal Fashion – entretanto cancelado pelos motivos conhecidos. Batizada de “Nu mistura” – “nós misturamos” em crioulo -, a proeminente designer portuguesa faz o que promete, explorando os encontros culturais pós-coloniais da Lisboa suburbana.

A história é conhecida por todos, e é indissociável da identidade única que Lisboa cavou para si na última década: começa no choque cultural de quem chegou de África à capital portuguesa na década de 70, e que nunca esqueceu as suas raízes, estendendo-se aos filhos e netos que já cá nasceram, e que apropriaram essas expressões culturais e estéticas como resistência à marginalização. De tais produtos culturais temos beneficiado todos, da explosão dos Buraka Som Sistema à arte de Grada Kilomba.

 

A coleção de Alexandra Moura é um olhar sobre as tensões e as sínteses que nascem desses encontros intergeracionais, bebendo tanto do “streetwear” e da cultura urbana dos mais novos como das expressões africanas mais tradicionais. Há uma inspiração nas peças “hand-me-down”, nas suas releituras, com a arte urbana que serve de cenário aos bairros da periferia lisboeta a funcionar como inspiração para os padrões da coleção.

A assinalar a apresentação a designer revelou ainda um filtro de instagram, inspirado nos motivos da coleção.

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *