A marca Alexander McQueen acaba de iniciar um novo projecto social interactivo em que convida artistas de todos os quadrantes a intervir com as suas ideias para as colecções da marca de luxo.
A marca decidiu ampliar as suas propostas através da incorporação de menswear nesta nova colecção, sob o tema “Silhouettes”. A ideia é que, através de referências da colecção masculina para o outono/inverno e da coleção feminina para a primavera/verão, os artistas utilizem objectos quotidianos para reinterpretar as propostas da marca. Pretende-se, assim, criar virtualmente uma visão alternativa da coleção a partir do mundano, utilizando até materiais ditos tradicionais como o acrílico ou carvão vegetal.
A iniciativa tem como ponto de partida a colaboração de artistas de diferentes coordenadas. Nesta primeira semana, McQueen recrutou o artista australian Howard Tangye, que estevde em direto nas redes sociais a desenhar uma das peças da coleção outono/inverno 2020. A parceria promete convocar influências expressionistas de Egon Schiele.
É, sem dúvida, uma oportunidade a não perder para os emergentes artistas e designers pelo mundo fora, que se apressarão a submeter as suas ideias.