A CARREGAR

Escreve para pesquisar


Moda

adidas e Stella McCartney convidam Evrnu para cápsula amiga do ambiente

Partilhas

 

Para esta coleção com a adidas Originals, Stella McCartney, já conhecida por estar na vanguarda da moda sustentável, recorreu à expertise da Evrnu para transformar roupas antigas em novas peças de grande qualidade. 

A coleção utiliza uma tecnologia chamada NuCycl, que purifica e liquidifica o algodão proveniente de peças antigas e o transforma num novo material. Para evitar o enfraquecimento da matéria prima, Evrnu usa um processo que desfaz o algodão até ao seu polímero original, formando uma polpa líquida. Essa polpa é depois colocada numa maquina de impressão 3D que forma novas fibras. 

Segundo Stacy Flynn, co-fundadora e CEO da Evrnus, o objetivo é converter desperdício têxtil em fibras novas, de forma a eliminar esse fator da cadeia de distribuição. A Evrnu não faz tecidos por conta própria, em vez disso desenvolve materiais personalizados para marcas e depois vende licenças da sua tecnologia a fábricas têxteis, estando ainda em fase de protótipo. Flynn acredita que, utilizando esta tecnologia, é possível pegar num modelo de negócios como a “fast fashion” e usá-lo como catalizador para criar um efeito positivo a nível ambiental e humano. 

As peças inaugurais desta coleção vão ser produzidas numa quantidade limitada de 50 unidades, que vão ser dadas primeiramente a atletas. 

Tags:

Deixa um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *